quinta-feira, maio 18, 2006

Olhar turista

Tudo é mais bonito quando se viaja, quando se procura conhecer e absorver a identidade de um lugar em períodos sempre impossívelmente pequenos e expirados demasiado cedo.
De vez em quando tento olhar assim o cotidiano e é um desafio que sabe mesmo bem.
Hoje segui o olhar de um grupo de turistas e escolhi perder-me 2 segundos embasbacada pelo Porto, pelo Museu Ferreira Borges e o Palácio da Bolsa e o telhado de uma Igreja ao longe e todas as outras casas enlatadas numa área pequena mas que permite uma diversidade de vivências que assusta.. perdi-me novamente na estátua que está no meio do jardim e para a qual costumo olhar, apenas para descobrir que há tanto detalhe que escapa naquele olhar negligente que oferecemos ao exterior do carro.

Gosto de olhares turistas.. aqueles olhares que descobrem mais um bocado do mundo pela primeira vez ou revisitam locais conhecidos com um carinho que transporta a um momento diferente..
Gosto desses olhares em cidades, locais, quadros, desenhos ou o céu mas, para não variar, gosto mais ainda de olhares turistas que descobrem pessoas inacreditáveis por demasiado próximas ou distantes..
Olhares que se perdem no outro sem darmos conta e que nos levam em viagens por um mundo só nosso, que segredam uma história através da pele ou que são meros fundos para uma divagação por nós mesmos.
PS - Enfim.. treta treta treta mas... eu gosto na mesma (mesmo que não escreva estas lamechices, penso-as... assustador não?!?)
PPS - Lembram-se do sonho e como não se pode terminar algo que nunca começou/existiu?! De vez em quando dói na mesma e.. na verdade, acabou parte II. :(
PPPS - Vou trabalhar.. afinal Cardioprotecção é o novo paradigma de tratamento para a Insuficiência Cardíaca..

1 Comments:

Blogger Sergio Figueiredo said...

talvez pela despreocupação que temos enquanto turistas. deixamos de pensar nos problemas que temos, ou pelo menos não com a mesma intensidade.

12:52 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home